terça-feira, 19 de março de 2024

IMPERIALISMO - ASPECTOS TEÓRICOS ( AAEE)

  

IMPERIALISMO É O TERMO UTILIZADO PARA SE REFERIR ÀS PRÁTICAS DA POLÍTICA POR MEIO DA QUAL UMA NAÇÃO BUSCA PROMOVER UMA EXPANSÃO TERRITORIAL, ECONÔMICA E/OU CULTURAL SOBRE OUTRA NAÇÃO. A UTILIZAÇÃO DA PALAVRA IMPERIALISMO PODE OCORRER EM CONTEXTOS ATUAIS, COMO, POR EXEMPLO, QUANDO UM PAÍS RESOLVER INTERVIR MILITARMENTE EM OUTRO.

O IMPERIALISMO É O NOME DADO PARA O CONJUNTO DE POLÍTICAS QUE TEVE COMO OBJETIVO PROMOVER A EXPANSÃO TERRITORIAL, ECONÔMICA E/OU CULTURAL DE UM PAÍS SOBRE OUTROS. ESSE TERMO PODE SER USADO PARA FAZER MENÇÃO A ACONTECIMENTOS MODERNOS, MAS É COMUMENTE UTILIZADO PARA SE REFERIR À POLÍTICA DE EXPANSÃO TERRITORIAL E ECONÔMICA PROMOVIDA PELOS PAÍSES EUROPEUS EM BOA PARTE DO PLANETA NO SÉCULO XIX. ESSE ÚLTIMO USO DO TERMO IMPERIALISMO TAMBÉM PODE SER CHAMADO DE NEOCOLONIALISMO, POIS FOI UM NOVO PROCESSO DECOLONIZAÇÃO – DESSA VEZ DA ÁFRICA, ÁSIA E OCEANIA.


 NESSE CONTEXTO SURGE A PAZ ARMADA. ESTA, FOI A EXPRESSÃO USADA PARA DESCREVER UM PERÍODO DA HISTÓRIA POLÍTICA DA EUROPA, QUE ANTECEDEU À PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, ONDE HAVIA UMA INTENSA CORRIDA ARMAMENTISTA, QUANDO O BLOCO DA TRÍPLICE ALIANÇA (FORMADA POR ALEMANHA, IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO E ITÁLIA) E A TRÍPLICE ENTENTE (FORMADA PELA RÚSSIA, FRANÇA E INGLATERRA AMPLIAVAM SUA CAPACIDADE BÉLICA). A INDÚSTRIA BÉLICA AUMENTOU OS SEUS RECURSOS, PRODUZINDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA A GUERRA E QUASE TODAS AS NAÇÕES EUROPEIAS ADOTARAM O SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO. A PAZ ARMADA (1871-1914) FOI MUITO IMPORTANTE PARA A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, UMA VEZ QUE AS TENSÕES ENTRE OS ESTADOS OS LEVARAM A GASTAR GRANDE PARTE DE SEU CAPITAL PARA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA DO ARMAMENTO E DA PROMOÇÃO DO EXÉRCITO, RESULTANDO EM UM COMPLEXO SISTEMA DE ALIANÇAS EM QUE AS NAÇÕES ESTAVAM EM CONFLITO, SEM ESTAR EM GUERRA, POR ISSO O NOME DO CONFLITO DE PAZ ARMADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

I GUERRA MUNDIAL_SLIDES COM IDEIAS CHAVE